NOTÍCIAS

Informativo Tesla

Com apoio da Danfoss, curso gratuito de Refrigeração Aplicada capacita cerca de 4800 técnicos

Programa de treinamento em boas práticas na área de refrigeração comercial em supermercados foca na redução de vazamentos de fluidos refrigerantes.

Vencida a etapa de eliminação dos clorofluorcarbonos (CFCs), o Brasil tem um novo desafio: zerar a produção, comercialização e importação dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs). Em 2011, o governo brasileiro apresentou o Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos – PBH ao Comitê Executivo do Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal, contendo o diagnóstico do consumo de HCFCs no País e a estratégia de eliminação das substâncias para a primeira fase. No programa consta a realização de ações regulatórias, a execução de projetos de conversão de tecnologias para o setor e a execução de projetos de contenção de vazamentos para o setor de serviços. 

Neste contexto, destaca-se o programa de treinamento em boas práticas na área de refrigeração comercial em supermercados, que promove a capacitação e o treinamento de 4800 profissionais em cinco regiões piloto do Brasil. A iniciativa priorizou a realização das boas práticas na refrigeração comercial para supermercados com foco na redução de vazamentos de fluidos refrigerantes. 

A Danfoss apoia o curso desde o início do desenvolvimento do programa em 2012. A empresa contribuiu para a confecção de 10 kits didáticos móveis compostos por um sistema de refrigeração de capacidade reduzida para simulação de um mini-rack para supermercados. Foram doados componentes com conexão brasada, como válvulas solenoides, válvulas de expansão eletrônicas e mecânicas, controladores, pressostatos, termostatos, sensores entre outros, todos com a mais alta tecnologia disponível, para deixar o sistema em condições seladas e o mais eficiente possível. 

“A parceria com a Danfoss é muito importante porque viabiliza o intercâmbio contínuo sobre inovações tecnológicas e a experiência prática dos participantes dos treinamentos com material didático que corresponde ao estado mais atual do mercado”, destaca Stefanie von Heinemann, representante da GIZ.

A ação faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo promover a eliminação de 16,6% do consumo de HCFCs no Brasil até 2015. A entidade responsável pela implementação do Programa de Treinamento é a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Fonte: Revista Frigonews

Rua Paulo Marques, 153D, Centro | Chapecó | SC | Fone: 49 3330-9100 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.